Apresentação do curso de SI para calouros

Na segunda-feira, dia 07/03/2022, às 19:00, o professor doutor Cleber Valgas Gomes Mira realizou uma apresentação do curso de Sistemas de Informação (Dourados) para discentes calouros e veteranos do curso. O professor mostrou os objetivos do curso, áreas de pesquisa dos docentes, a importância das disciplinas, os recursos e serviços da UEMS e listou algumas das exigências e atividades que os alunos devem realizar para cumprir os requisitos e colar o grau no curso.

A apresentação pode ser encontrada aqui.

A Importância das Mulheres na Ciência da Computação

Esta é uma homenagem dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação no Dia Internacional da Mulher, 08/03, a todas as mulheres que contribuíram para o desenvolvimento da área da Computação ao longo do tempo.

“Lugar de mulher é onde ela quiser!” Essa frase tem sido mencionada nos últimos anos, com o intuito de fortalecer a atuação das mulheres nas mais diversas áreas e profissões. Na história da Computação, seja programando, desenvolvendo produtos ou criando inovações, elas sempre estiveram presentes, ainda que nem sempre sejam reconhecidas por seus feitos ou tenham histórias que se confundam ou são ofuscadas pelas dos homens. Elas podem até ser pouco lembradas, mas não podem jamais serem esquecidas.

Em uma área que carrega uma carga masculina muito forte, é possível identificar uma vasta lista de mulheres incríveis, do passado e do presente, que deixaram (e deixam) suas marcas e servem de incentivo para que outras mulheres se interessem pela Computação.

Ada Lovelace

Em 1843, Augusta Ada King, a Condessa de Lovelace, traduzia os textos de Luigi Menabrea, um matemático italiano, sobre as ferramentas analíticas usadas por Charles Babbage, matemático inglês, que desenvolveu a Máquina Analítica, considerada o primeiro protótipo de um computador paralelo decimal. Ada escreveu o primeiro relatório sobre a máquina e esse trabalho resultou no que, para muitos especialistas, é o primeiro algoritmo criado na história, muito antes da existência de máquinas que pudessem processá-lo. Por isso, ela é considerada a primeira programadora da história.

O único problema encontrado por Lovelace, na época, é que ela simplesmente não possuía o maquinário necessário para colocar seus estudos à prova. Seu algoritmo, entretanto, foi provado como correto anos depois de seu falecimento, quando finalmente chegaram os equipamentos necessários para essa verificação. Hoje, ela dá nome a um prêmio da Sociedade Britânica de Computação que contempla avanços significativos em sistemas de informação.

Uma longa história de contribuições

Mais histórias de mulheres que proporcionaram importantes contribuições à área de Computação podem ser encontradas aqui no texto completo de autoria da professora doutora Raquel Muller.