Novo e-mail institucional dos alunos para acesso ao SAU e outros serviços

A Diretoria de Informática informa sobre as alterações no acesso dos alunos da graduação, aos sistemas da UEMS, e o acesso ao e-mail institucional dos alunos.


Gostaríamos de ressaltar alguns pontos importantes, são eles:


– Troca do usuário de acesso aos sistemas, até o dia 31/03/2021 o acesso dos alunos da graduação será feito pelo RGM (Registro Geral de Matrícula) do aluno e senha. A partir do dia 05/04/2021, será utilizado no login o CPF do aluno. Os processos de troca ocorrerão entre os dias 01/04 a 04/04/2021, nesses dias o acesso, aos sistemas, poderá estar instável;

– Disponibilização do e-mail institucional para os alunos da graduação e pós-graduação, utilizando o CPF@academicos.uems.br;

– Os sistemas que utilizarão o CPF: Sistema Acadêmico da UEMS (SAU), Portal CAFé, Conferência Web – RNP, Sistema de Eleições, Sistema da Biblioteca. A senha continuará a mesma;

Exceção: Os sistemas que continuarão com o acesso pelo RGM serão: Office 365 online e o Microsoft Teams.


Segue um breve manual para realizar o acesso usando o novo e-mail:

Primeiro Acesso Email Institucional de Alunos

 

A DINF está à disposição para ajudá-los (as) e tirar suas dúvidas. Entrem em contato conosco pelo nosso Help Desk, enviando uma mensagem de e-mail para informatica@uems.br

 

Projeto de extensão de incentivo a participação de meninas em Computação

Caros alunos,
A professora Raquel Marcia Müller está elaborando um projeto de extensão para trabalhar com meninas na Computação.
A ideia geral é promover e incentivar as meninas a ingressar nos cursos da nossa área. O projeto deve envolver visitas à escolas (assim que possível), com palestras, resgatando a história de várias mulheres que se destacaram e se destacam nessa área. Além disso, essa será uma oportunidade para fazer a divulgação dos nossos cursos entre os alunos do ensino médio. O projeto também deverá desenvolver algumas atividades específicas com as alunas matriculadas no curso, como o incentivo e o apoio para que consigam se graduar.
Vou selecionar algumas alunas (2 ou 3, da 2a. série em diante) para participar do projeto. As alunas interessadas podem entrar em contato comigo por esse e-mail:
raquel@comp.uems.br

Ajuste de matrículas 2021

Caros alunos veteranos,

O período de ajuste de matrícula será de 5/4 a 30/4. Façam a
solicitação de ajuste de matrícula o quanto antes, para evitar
problemas e a perda de aulas nas disciplinas.

A grade de horário de disciplinas está disponível aqui:

https://www.inf.uems.br/wp-content/uploads/2021/03/horario2021.pdf

Caso já não tenham mais a senha de acesso ao SAU, entrem em contato
com a secretária Thayane via email: thayane.jesus@uems.br

Sempre fiquem atentos ao calendário acadêmico de 2021. Sugiro a
impressão e leitura atenta, pois todo o ano letivo gira em torno dele.
O calendário pode ser baixado aqui:
http://www.uems.br/assets/uploads/registro_academico/calendario/1_2021-02-11_10-22-22.pdf

É dever e direito dos alunos ter acesso e fazer a leitura atenta do
Regimento Acadêmico de Graduação. Neste documento vocês podem
encontrar a descrição do funcionamento dos cursos, avaliações,
registros de frequências, direitos e deveres dos alunos. O regimento
encontra-se disponível aqui:

http://www.uems.br/assets/uploads/ailen/arquivos/2017-07-18_12-08-16.pdf

Dúvidas ou informações: thayane.jesus@uems.br

Projeto de Extensão de Seminários em Sistemas de Informação

Caros alunos.

O prof. Evandro Bracht está coordenando um projeto de extensão, com que espera que todos possam contribuir. Há possibilidade de bolsa de extensão.

Pontos importantes:

O projeto tem como título “Seminários e Treinamentos na área de Sistemas de Informação 2021“e tem como objetivo de levar a sociedade conceitos e conhecimentos relacionados à área de Sistemas de Informação de Tecnologia da Informação, buscando desmistificar a área e conscientizar sobre o uso correto de tais tecnologias. A transmissão do conhecimento será feita através de apresentações, seminários e cursos que possam ser de interesse da comunidade. Dentre os temas abordados podemos citar: Segurança da informação; Plágio e NETiqueta; Cidades Inteligentes; Informática e Saúde; Aprendizagem Online; e outros que possam surgir ao contactar escolar e entidades da comunidade.

As bolsas são relacionados ao Edital 005/2021 – PIBEX – PROEC/UEMS em anexo

http://www.uems.br/noticias/detalhes/proec-altera-prazo-referente-as-inscricoes-do-edital-0052021-pibex-185837

Recomendo a leitura do edital para todos os interessados em ser bolsistas, verifiquem as restrições. Para participar do projeto de extensão como bolsista PIBEX, o aluno deve escrever uma proposta de projeto com ajuda do orientador para concorrer à bolsa. A proposta deve ser submetida pela plataforma web Sigproj até o início de abril e ser vinculada a algum projeto de extensão cadastrado pelo orientador.

http://sigproj.ufrj.br/

Como orientador, o prof. Evandro deve selecionar 3 alunos para submeter projeto. Os alunos interessados devem contactar o professor pelo email

evandro @ comp.uems.br

Todos os demais alunos serão convidados a participar do projeto para adquirir horas de atividades curriculares de extensão, que agora passa a ser requisito obrigatório na formação, principalmente para os alunos matriculados no segundo ano.

Renovação de matrículas

Caros alunos veteranos,
O período de renovação de matrícula pelo SAU já está em vigência. Façam a solicitação da renovação de matrícula o quanto antes, para evitar problemas e o seu desligamento da universidade.
Caso já não tenham mais a senha de acesso ao SAU, entrem em contato com a secretária Thayane via email: thayane.jesus@uems.br
Sempre fiquem atentos ao calendário acadêmico de 2021. Sugiro a impressão e leitura atenta, pois todo o ano letivo gira em torno dele. O calendário pode ser baixado aqui:
É dever e direito dos alunos ter acesso e fazer a leitura atenta do Regimento Acadêmico de Graduação. Neste documento vocês podem encontrar a descrição do funcionamento dos cursos, avaliações, registros de frequências, direitos e deveres dos alunos. O regimento encontra-se disponível aqui:
Dúvidas ou informações: thayane.jesus@uems.br