Semana Integrada da Computação (SIC) 2023

Inscrições estão abertas

Por:Eduarda Rosa 05/09/2023 10:36

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) realizam a Semana Integrada da Computação (SIC) de 02 a 07 de outubro.

As inscrições ocorrem em duas categorias: Inscrição regular R$25 até 01/10.

Confira a programação e faça a inscrição em: https://www.even3.com.br/semana-integrada-da-computacao-2023/

A Semana Integrada da Computação (SIC) é um evento organizado pelos alunos e professores dos cursos de computação da UEMS e UFGD, buscando oferecer aos alunos e profissionais locais a oportunidade de conhecerem novas tecnologias, interagirem entre si e entrar em contato com diferentes áreas da computação, proporcionando atividades que os capacitem para sua vida acadêmica e profissional.

Corra se inscrever na Semana Integrada de Computação 2022!

Continuam abertas as inscrições para a Semana Integrada da Computação 2022.

Não perca esta oportunidade de participar de palestras, mesas-redondas, oficinas, minicursos entre outras atividades e se inscreva já!!

Para realizar a sua inscrição, acesse o website com todos os links do evento, incluindo redes sociais e as instruções de inscrição.

 

https://linktr.ee/sicdourados

 

Corra que ainda dá tempo de se inscrever e participar do evento!

Inscrições para bolsas de Iniciação Científica até março.

As inscrições das propostas para a seleção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Ações Afirmativas (PIBIC-AAF) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) vão até o dia 24 de março de 2021. Os Editais foram publicados pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPPI), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Confira Aqui:

EDITAL PIBIC 2020/2021
EDITAL PIBIC-AAF 2020/2021
EDITAL PIBITI 2020/2021

De acordo com a PROPPI, serão disponibilizadas até 250 bolsas PIBIC, pagas pela UEMS, além de 60 bolsas do PIBIC, pagas pelo CNPq. Também serão disponibilizadas 16 bolsas PIBIC-AAF, pagas pela UEMS e pelo CNPq e mais 9 bolsas PIBITI, pagas pelo CNPq. A PROPPI destaca que o número de bolsas financiadas pelo CNPq podem mudar, porque dependem da disponibilidade financeira do Órgão.

Mais detalhes aqui.

Fonte: Tatiane Queiroz – ACS – UEMS

XL Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC)

Entre os dias 16 a 20 de novembro de 2020 será realizado em Cuiabá, de maneira online, o Congresso da Sociedade Brasileira de Computação.

O Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) é um evento científico, acadêmico e profissional realizado anualmente, desde 1980, pela SBC, com a finalidade de integrar a comunidade de Computação do Brasil, promovendo a  troca de experiências entre as diversas áreas da Computação.
Desde a sua primeira edição, o CSBC, por meio de seus diversos eventos base e satélites, tem se mostrado um importante local para debate de temas emergentes na área, exposição de trabalhos científicos, palestras, cursos, entre outros.

Para 2020, em sua quadragésima edição, o tema central do evento é “Artificialmente Humano ou Humanamente Artificial? Desafios para a Sociedade 5.0“.  Essa é uma discussão premente em uma sociedade em que seres humanos e máquinas interagem cada vez mais, tendo seus papéis entrelaçados.

Nesta esteira, a Sociedade 4.0, a da informação, avança para uma  Sociedade 5.0, que posiciona o ser humano no centro da inovação e transformação tecnológica. Essa nova era, que surge num movimento capitaneado pelo Japão, passa pela compreensão de que tudo no futuro estará conectado e a sociedade terá que ser adaptável. No coração do futuro modelo está o conceito de que a inovação e o bem-estar da população precisam trabalhar em conjunto e que, portanto, a utilização das novas tecnologias baseadas na inteligência artificial, big data, internet das coisas, robótica, entre outras, deve respeitar necessidades individuais e coletivas de seus usuários. Neste contexto, os sistemas inteligentes se tornarão aliados para resolver problemas como o envelhecimento da população, o recurso limitado à energia elétrica, desastres naturais, desigualdade social e falta de segurança. Assim, é premente que sociedades científicas, academia, mercado, governo e sociedade discutam essa temática, que traz consigo preocupações éticas. sociais, políticas, econômicas e culturais.

Maiores informações sobre o evento e inscrições podem ser encontradas aqui.

Edital do ALI – Agentes Locais de Inovação

(fonte: Fundect-MS)

Encontra-se aberto o Edital do ALI – Agentes Locais de Inovação.

Serão disponibilizadas 50 bolsas de R$4 mil mensais, mais 25 cadastros reservas com vagas para Campo Grande (24), Sidrolândia (1), Dourados (10), Naviraí (1), Maracaju (1), Coxim (1), Costa Rica (1), Chapadão do Sul (1), Três Lagoas (4), Aparecida do Taboado (1), Paranaíba (1), Bonito (1), Corumbá (1),Aquidauana (1) e São Gabriel do Oeste (1).

Podem se inscrever profissionais de ensino superior das seguintes áreas: Administração, Ciências da Computação, Ciências Contábeis, Economia, Engenharias e Sistemas da Informação.

Inscrições de 19 de fevereiro a 8 de março.

Acesse o link para ler matéria e edital completos https://tinyurl.com/syc68pu

Edital Fundect para empresas de MS com produtos e serviços inovadores

Foi publicado no Diário Oficial do Estado do Mato Grosso do Sul desta segunda-feira (23) a Chamada Fundect n° 13/2019 referente ao Programa Tecnova 2 – Programa de Apoio à Inovação Tecnológica.

O Tecnova 2 visa a concessão de até 2 milhões de reais, em subvenção econômica, para empresas sediadas em MS, com no mínimo 6 meses de funcionamento. Cada empresa poderá receber de 100 a 200 mil reais e terá o prazo de 24 meses para executar o projeto.

Podem se inscrever no processo seletivo empresas que atuem nas áreas de Mecânica e Mecatrônica, Tecnologia da Informação e Comunicações, Biotecnologia e Bioeconomia, Agronegócio e Gestão.

Mais informações no seguinte link.